Siga seus instintos! Vista o que te define.

Tenho falado sempre em soltarmos nossa personalidades, sermos referência, imitados e não imitadores, falando um pouco mais sobre este assunto vamos falar dos Trendsetters, os formadores de tendência. Considerados ícones de van guarda e bom gosto, são estimuladores de discursos na mídia, por não serem seguidores  e sim protagonistas das tendências de moda, desenvolveram independência e estilo próprio e influenciam os demais.

Hoje temos uma infinidade de caminhos, as escolhas são infindáveis, assim podemos assumir como consumidores, individualmente ou em grupo novas posturas, podemos usar a roupa como linguagem, como forma de expressão, manifesto, quebra de paradigmas, etc…

O universo da moda assim como a arquitetura, decoração, a arte e outras áreas, procuram,rastreiam e perseguem o cool, ou seja o que é original, moderno, inovador. Buscam um comportamento novo, em meio ao comportamento padrão assumido pela maioria. É fato que este novo comportamento pode influenciar um meio, uma região e até mesmo mundo.

Coco Chanel:
Uma mulher a frente de seu tempo que imprimiu em seu trabalho seu mode de agir e pensar. Uma mulher que queria conquistar direitos e liberdade que os homens já tinham, por isso fumava em público, usava calças, andava a cavalo com os dois pés no estribo e não de lado e não se conformava com os padrões estéticos, de vestimenta e de silhueta apertada que as mulheres à época se submetiam. Sem falar nos seus chapéus cocos, totalmente simples e desprovido de plumas, adornos e grandezas.

Chanel foi influenciadora de uma época, uma formadora de tendência, uma lançadora de moda que mudou toda a história da vestimenta. O que ela fez? Acreditou em si mesma, em seus ideais, na mudança, no inovador e não se intimidou. Hoje o famoso “pretinho básico”, esta no guarda roupa feminino de todo o mundo, bem como suas pérolas e calças e sua loja desde 1910 veste mulheres de diversos países. O nome Chanel é um enorme legado.

Chanel

 

Isis Apfel

Todo mundo quer saber a visão que há por trás dos seus gigantescos óculos redondos.

Decoradora e nova-iorquina Iris Apfel não foi e nem é estilista, modelo ou editora de moda, mas se tornou um ícone de estilo, daqueles que carregam informação fashion em cada look que veste. Teoria consagrada em 2004, quando foi convidada pelo museu Metropolitan, de Nova York, a emprestar algumas de suas roupas e acessórios para uma exposição, que inicialmente tinha a intenção de ser pequena, mas acabou tomando todo o Costume Institute, com 85 looks repletos de acessórios. Era a primeira vez que faziam uma exposição de apenas uma mulher, viva e que não trabalhava com moda.

Seus gigantescos óculos redondos, sua marca registrada, mostram uma mulher excêntrica, chamativa e nada discreta, com irreverencia e individualidade. Sinônimo de estilo pessoal, adepta ao maximalismo e a quanto mais informação melhor, os círculos internacionais de moda logo viraram os holofotes para ela que diga-se de passagem foi uma das primeiras mulheres a usar calça jeans (masculina), peça de sua preferência até hoje.

Em sua vinda ao Brasil em 2003, disse “Cada um deveria conhecer seu estilo próprio. Não acho que seja uma boa ideia usar todas as tendências e mudar de estilo a cada dois minutos”, após condenar a rapidez com que a moda vai e vem atualmente (Adorei esta parte, pois é o que repito desde a minha primeira consultoria).

Tudo isto coloca esta mulher de 95 anos na primeira fila dos principais desfiles internacionais, em capa de revistas, editorias de moda, como referência e inspiração de moda e estilo. Tem um filme sobre sua vida, assina uma linha de cosméticos da MAC e certamente seu nome ficará para sempre nos anais da moda, como o simbolo da luta contra a escravidão da moda.

Isis Apfel

 

Fotos: Reprodução Internet/Google

Incrível, não é mesmo??!! Duas mulheres tão diferentes, mas com um espirito de liberdade e convicções tão fortes que se tornaram símbolos e referência em moda, sinônimo de estilo, moderno, novo.

(Note que este post não é uma fonte de pesquisa sobre os nomes citados, pois neste momento não tenho este intuito, por isso os breves comentários não fazem jus a estas maravilhosas mulheres, visam apenas explicar o motivo pelo qual se tornaram formadoras de tendência).

Kisses And Kisses

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.