Você sabia que Xadrez tem nome?

O Xadrez é sem dúvida uma das estampas mais populares, durante um longo período ele ficou restrito as roupas e peças de inverno, atualmente o mesmo encontra-se presente em todas as estações, mostrando que veio para ficar o ano inteiro. Mas existe uma grande variedade deles e  cada um deles  tem um nome… Você sabia?

Vamos conhecer alguns deles:

  • PIED-DE-POULE

É uma estampa/padronagem clássica, popularizada por Dior e Chanel. Traduzido para o português significa pé de galinha, que é o que o desenho forma, repetido sobre o material.

 

  • PIED-DE COQ

Esta padronagem é uma versão maior do pied-de-poule e significa pé de galo, contendo quatro pontas e não somente três.

 

  • PRÍNCIPE DE GALES

Designa uma padronagem que possui listras horizontais e verticais, que tem a cor modificada nos espaços em que as linhas se cruzam, produzindo um efeito de contraste. Geralmente confeccionado em lã, apresenta variações de cores, com destaque para cores neutras como preto, cinza, bege e marrom. Tem esse nome, pois foi disseminado entre a nobreza da Inglaterra por Eduardo VII, quando este ainda não havia sido laureado Rei e, por isso, ainda mantinha o título de Príncipe de Gales.

 

  • ARGYLE

Estampa padrão de losangos multicoloridos muito usado na moda em meias, suéter, cachecol,entre outros

 

  • BURBERRY

Quando fundou a empresa, Thomas Burberry estava mais interessado em cobrir o corpo dos fregueses com roupas resistentes. Sua grande tacada foi desenvolver um tecido impermeável, que foi batizado de gabardine e virou matéria-prima de capas de chuva e da indumentária de exploradores e esportistas. Em 1901, Burberry foi contratado para desenhar a nova farda dos oficiais britânicos. Nascia o trench coat (“casaco de trincheira”), a capa cáqui com forro xadrez que entrou no panteão dos clássicos desde que foi usada pelos atores Humphrey Bogart e Ingrid Bergman no filme Casablanca e é até hoje a marca registrada da Burberry.

 

  • TARTAN

Em português tartã, é uma padronagem xadrez de origem escocesa, que tinha propósitos decorativos e ornamentais. Originalmente produzidos em lã grossa, até a metade do século 19 os tartans mais tradicionais eram associados às diferentes regiões onde eram manufaturados, pois eram fabricados de acordo com a preferência local e a disponibilidade de corantes naturais existentes. Na metade do século 19, alguns tartans específicos passaram a ser associados a diferentes clãs ou famílias escocesas. A popularidade do tartan se fez a partir da viagem do Rei George IV à Edimburgo em 1822, após 171 anos sem a visita de nenhum monarca reinante ao País.

 
  • MADRAS

Originário da região de Madras, um dos primeiros centros têxteis do mundo, na Índia. Designa um padrão de xadrez com listras de variadas larguras e fios multicoloridos em tons suaves. Muito usado no vestuário e em acessórios, foi muito popular na década de 1970.

 

  •  VICHY

De origem francesa, possui o nome da cidade onde originou-se. Na época, Vichy era conhecida pela confecção de tecidos de algodão para aventais e camisas com o padrão mais simples do xadrez (listras na mesma largura) em preto e branco. Muito popular para vestidos de verão durante o século 19, ficou realmente famoso após ser usado pela atriz Brigitte Bardot em seu vestido de casamento, feito pelo estilista Jacques Esterel, em 1959. Atualmente, Chanel e Dolce & Gabbana resgataram a estampa em tamanhos e cores diferentes do tradicional. Ver Xadrez Medevi-square

 

  • GRUNGE

A subcultura grunge surgiu no final da década de 1980 em Seattle, tendo como principal ícone a banda Nirvana e seu vocalista Kurt Cobain.  A banda passou a misturar gêneros musicais como punk, heavy metal e indie, e caracterizava-se também pelo visual desapegado, que tornou-se referência de estilo da tribo grunge. A palavra grunge, inclusive, significa “sujeira, desleixo”. Frequentente, o grupo fazia uso de roupas velhas, por vezes de brechós, como camisas de flanela, camisetas puídas de bandas, jeans rasgados, parkas, tênis e coturnos surrados e óculos de armação tartaruga. As peças sobrepostas e os aspectos andróginos do grunge mais tarde tornaram-se moda, sendo utilizados como tema para editoriais de revistas, como Vogue e Harper´s Bazaar, na época

 

Agora você sabe como são chamados os tipos de xadrez e vai poder ser específico na hora de falar sobre o seu preferido. Conhecimento nunca é demais, não é verdade?

Fonte: SABINO, Marco. Dicionário da moda. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 e Internet/Goggle

Kisses And Kisses

AV

 

 

 

9 thoughts on “Você sabia que Xadrez tem nome?

  1. Bom dia, estou a procura de tecido em algodao do xadrez burberry, tens ideia de aonde posso encontrar? Obrigada

  2. Olá,

    Vc saberia me dizer onde posso encontrar essa tecido quadres burberry? Preciso pra decoração do meu chá de bebê. Obrigada.

  3. Boa tarde. Ja procurei em varios lugares e nao acho tecido com estampa xadrez da burberry. Gostaria de algum contato por favor.

  4. Claudia,
    Obrigada pelo seu contato e por visitar o site.
    Infelizmente não consigo te ajudar, mas o ideal seria você fazer uma pesquisa pelo google e ver se pode receber via correio.
    Grata
    Kisses And Kisses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *