PILATES… Por que Fazer?

A importância de se praticar alguma atividade física é indiscutível… e por que será que o método de exercícios de pilates tem atraído e feito tantos adeptos?

O objetivo principal do método é em fortalecer o núcleo do corpo, a parte central, a região abdominal, pois o centro do corpo é o nosso ponto de equilíbrio, força e movimento. Quando esse ponto fundamental começa a perder força, os movimentos perdem sua eficiência e por consequências ocorrem desequilíbrios musculares, más posturas e dores lombares. Sua estrutura é baseada em seus princípios: respiração, controle de centro, alongamento axial, precisão e fluidez do movimento.

O método se encaixa em todas as idades e para qualquer que seja o nível de aptidão física da pessoa, devido a técnica utilizada pelos princípios “ conexão corpo e mente” que seu criador a denominou de “Contrologia”. O aluno passa a conhecer seu corpo e a entender a função do movimento e sua importância, principalmente por 2 principios básicos a respiração e o controle de centro. A consciência corporal aflora e os efeitos do método acontecem de uma maneira muito rápida e prazerosa, contribuindo com a saúde física e emocional.

A sensação de bem estar é a primeira pois aprendemos a respirar corretamente, no começo respirar é até um desafio mas depois é o segredo de um exercício bem executado. Bom, melhora nas dores em geral, pois seu corpo começa a se alinhar e a estrutura articular “volta” no lugar, melhorando a postura, aumento de força, de flexibilidade, reduz lesões…..enfim, os objetivos de cada aluno.

Para Joseph Pilates, o criador do método, dizia que o segredo de se viver bem é necessário cuidar do corpo e da mente, por intermédio de exercícios físicos e um estilo de vida saudável. A frase que mais gosto dele é essa: “ O perfeito equilíbrio entre corpo e mente concede ao ser humano a capacidade de atingir suas principais metas, que são a saúde e a felicidade”.

Vamos começar essa prática?

Daniela Sarmento

 

pilates2

 

pilates

 

pilates5

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.